quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SAAE alerta sobre danos provocados por raízes nas tubulações


Os cuidados com os sistemas de água e de esgoto da cidade vão além da preocupação com a manutenção rotineira de equipamentos e estrutura. Cada cidadão também pode adotar ou evitar hábitos que resultam no correto uso e bom funcionamento das redes de fornecimento de água e de coleta de esgotos. Um dos cuidados que é preciso ter, e que é de pouco conhecimento dos usuários, é quanto ao plantio de árvores e outras plantas em terrenos das casas e prédios, sejam residenciais ou comerciais.

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) alerta que não é recomendável colocar plantas próximas aos ramais prediais de água e esgoto, sumidouros ou cisternas. Isso porque existe a possibilidade de, no futuro, as raízes dessas plantas danificarem a tubulação, trazendo prejuízos e transtornos aos consumidores. Às vezes, as raízes invadem a tubulação, esmagam os canos e provocam vazamento de água ou extravasamento de esgotos na rede.

Nas tubulações da rede de abastecimento de água, além do vazamento, outra consequência perceptível é a diminuição da pressão com que ela chega ao imóvel. No caso da rede de esgoto, as raízes provocam constantes obstruções.

TEXTO: Iranilton Marcolino

Nenhum comentário:

Postar um comentário